2024/03/13

Prefácio à primeira edição de “Primeiros poemas”.


Prefácio à primeira edição de “Primeiros poemas”.

Curitiba: Carlos Magno Corrêa Dias, 2002.
ISBN 85-900661-8-5.


Certa vez, Aristóteles teria afirmado que “é uma grande verdade que o ponto de partida é o principal, e que, por esse motivo, o mais difícil. Assim, quanto maiores são as suas possibilidades, mais a sua transposição para o ato é fraca e, por conseguinte, mais difícil de ver; mas, uma vez descoberto, podemos acrescentar e desenvolver o resto com maior facilidade.”

Assim sendo, é necessário começar. E esse pequeno livro de poemas constitui um ponto de partida e um exercício de utilização das palavras para a exposição de ideias.

O objetivo primeiro do livro é, então, estimular a leitura daqueles que se iniciam no mundo das letras. Embora os poemas contidos no livro tratem de questões comuns do cotidiano os mesmos foram elaborados com a intenção de estimular a imaginação e propiciar, em dada medida, a reflexão.

Os poemas apresentadas são, em si mesmos, muito simples e são dirigidos, essencialmente, ao público infantojuvenil. Mas, conquanto esse livro não tenha pretensão outra a não ser despertar e incentivar o gosto pela leitura, almeja, também, mostrar o quão pode ser interessante e divertido “brincar” com as palavras através de rimas.

Juliana Cecília, tem 7 anos. É aluna da segunda série do Ensino Fundamental. Mariana Carolina, tem 10 anos. É, também, aluna do Ensino Fundamental e está cursando a quinta série. Carlos Magno, é o pai de Juliana e Mariana. Foi ele quem teve a ideia de editar os versos aqui apresentados.

Mariana e Juliana, por gostarem muito de poesias, participaram do I Concurso de Poesias promovido pelo Farol do Saber Rocha Pombo e pela Escola Municipal Papa João XXIII, na cidade de Curitiba, em 2001.

Já nesse primeiro concurso, Juliana ganhou o terceiro lugar com o poema “LER” e Mariana ganhou o primeiro lugar com o poema intitulado “FAROL” (poemas esses apresentados na sequência). Tais premiações motivaram-nas a escrever outros poemas. Alguns desses poemas foram elaborados individualmente; outros resultaram da troca de ideias entre as duas irmãs; e, alguns foram criados em parceria com o pai, o qual orientou, também, cada uma das fases de elaboração desse trabalho.

O presente livro é, então, o resultado do esforço conjunto das três pessoas aqui mencionadas, as quais se uniram através do verso para trabalhar determinadas ideias.

Que a leitura dos versos a seguir apresentados possam ser do agrado daqueles que tenham acesso ao presente livro.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 01/04/2002