2024/03/13

Prefácio à primeira edição de “Antinomias ou realidade?”.


Prefácio à primeira edição de “Antinomias ou realidade?”.

Curitiba: Carlos Magno Corrêa Dias, 2002.
ISBN 85-900661-7-7.


Apesar de nossa formação na área das ciências exatas (em matemática e lógica matemática) sempre nos interessou a poesia como forma de expressão do pensamento.

Em Antinomias ou realidades? são apresentados algumas de nossas poesias. Poesias que envolvem determinadas preocupações particulares sobre o mundo que nos cerca. Poesias que encerram críticas sobre certas situações do mundo atual que, de sobremaneira, nos incomodam. Poesias que expressam juízo de valor sobre acontecimentos de nosso dia a dia que nos obrigam a questionar.

Não se pretende com os versos de “Antinomias ou realidades? ” nada mais do que expor alguns pontos de vista sobre questões humanas que deveriam ser resolvidas (ou antes, evitadas). Questões que, no ver desse autor, apenas contribuem para o embrutecimento do homem enquanto ser racional - ser pensante e agente de seu destino.

Que os poucos versos aqui apresentados possam, de um lado, contribuir para desafogar a alma que se compadece com inúmeras injustiças e desatinos e, por outro, permitam aliviar a mente que se vê obrigada a coexistir em um mundo nada razoável e muitas vezes insano.

Que os versos em questão venham possibilitar a reflexão daqueles que tenham acesso ao presente livro.

Como o homem em si não é nada quando não se relaciona com o próprio homem, devo agradecer aos que fazem parte de minha existência; pois, certamente, sem eles eu próprio não existiria.

Assim, em particular, agradeço aos meus pais José Waldetaro e Cirene Terezinha, pela vida que me deram e por suas orientações. Agradeço à minha esposa Inês, pelo companheirismo e constante incentivo. Às minhas filhas Mariana Carolina e Juliana Cecília, agradeço o amor e o carinho.

De forma geral, agradeço, a todas as pessoas que, em nossas vidas, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, se empenham por nós e torcem pelo nosso contínuo sucesso.

Porém, acima de tudo, agradeço à DEUS. Sem Sua proteção não estaria eu mais neste mundo e este trabalho não existiria.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 01/04/2002