2024/03/19

Prefácio à primeira edição de “Extratos lógicos atemporais”.


Prefácio à primeira edição de “Extratos lógicos atemporais”.

Curitiba: Carlos Magno Corrêa Dias, 2015.
ISBN 978-85-88925-24-3.


Este livro pretende promover, de um lado, extensões e, de outro, reflexões. Todavia, “EXTRATOS LÓGICOS ATEMPORAIS” não constitui outra defesa de posições revolucionárias acerca dos correspondentes conhecimentos selecionados. A obra, embora contenha determinadas discussões sistematizadas sobre os assuntos contemplados não tem por objetivo uma compreensão no sentido estrito do termo, mas, antes, almeja constituir uma impressão sobre os temas expostos sem levar em conta, entretanto, as amarras do tempo ou a contingência do concatenar sequencial de saberes para um fim anunciado.

Não se trata, em sentido rigoroso, de um livro estrito sobre “Lógica” (mesmo que em alguns capítulos em muito se assemelhe). A obra apresenta considerações especificas sobre tópicos de Lógica Matemática, mas sem a preocupação sistêmica de se seguir uma sequência estruturada de exposição ou de encadeamento dos temas tratados. Porém, aborda, também, temas outros que procuram relacionamentos ou aproximações com a “Lógica” para instanciar a geração de novos ou inovadores conhecimentos.

Contudo, os assuntos abor­dados não estão concatenados como é corrente apresentar. A exposição levada a cabo, como o título da obra estabelece, constitui uma apresentação de tópicos compendiados desen­volvidos sem quaisquer preocupações com o que é próprio do tempo em que sucede ou se faz. São “extratos”, detalhes, resumos, a respeito de escolhidas particularidades da e sobre a “Lógica” desenvolvidos de forma extemporânea.

Não é um li­vro sobre a Teoria dos Conjuntos, entretanto, analisa pontos relevantes desta teoria à luz da Lógica Matemática Sentencial. Não é um livro sobre Filosofia da Matemática, todavia questões relacionadas com a concepção filosófica linguista da Matemática é contextualizada e, em parte, avaliada.

Não é um estudo sobre as contradições, mas evidencia questões relaci­onadas com Antinomias e Paradoxos semânticos e lógicos. Não constitui o todo da Teoria da Argumentação e da Análise Inferencial, todavia apresenta e explora (formalmente) algumas das técnicas de avaliação de argumentos dedutivos.

Também, não se trata de uma abordagem sistematizada sobre a Computação, mas traz observações relacionadas com Computação em Nuvem e sobre a correspondente segurança no arquivamento. Não é um estudo pormenorizado sobre a Engenharia Universal, mas insere considerações sobre a necessidade lógica de se Relacionar a Química Verde com Sustentabilidade. Não apresenta estudo determinístico sobre Nanociência, entretanto aborda questões relacionadas ou direcionadas, especificamente, para imbricações entre a Engenharia Química e a Engenharia Lógica.

“EXTRATOS LÓGICOS ATEMPORAIS” reúne conjunto de trabalhos ou de estudos desenvolvidos pelos autores, alguns adaptados de publicações anteriores, outros caracterizados por fazerem parte das atuais pesquisas em desenvolvimento pelos mesmos autores.

Embora, em certo sentido, não se teve preocupação al­guma com a sequência de apresentação dos textos que compõem este livro, observe-se que a maioria dos mesmos podem ser lidos independentemente uns dos outros sem, contudo, comprometer a devida compreensão. Por outro lado, enfatize-se que o livro é destinado a to­dos que, em certa medida, se interessam por assuntos relacio­nados à Lógica Matemática, à Engenharia Universal e à Computação.

A obra foi organizada em cinco capítulos. No Capítulo I (Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos) é apresentado um estudo particular e compendiado sobre a Teoria dos Conjuntos no qual toma-se a Lógica Matemática como suporte para o entendimento e desenvolvimento das necessárias relações e operações.

No Capítulo II (A Concepção de Rudolf Carnap sobre a Matemática) é apresentado artigo sobre a concepção linguística de Rudolp Carnap sobre a Matemática relacionando a mesma a outras concepções filosóficas sobre a Matemática.

A Dedução Lógica Sentencial é tratada no Capítulo III (Raciocínio Lógico Dedutivo Proposicional) quando são apresentadas técnicas formais para a avaliação de Argumentos Dedutivos e identificação de Falácias ou Sofismas. O capítulo apresenta, também, uma série de problemas de raciocínio lógico dedutivo nos quais as técnicas consideradas são exemplificadas.

Considerações sobre o conceito de computação em nuvem (cloud computing), bem como sobre aspectos da segurança da correspondente tecnologia são apresentadas no Capítulo IV (Realidade e Segurança nas Nuvens).

No Capítulo V (Engenharia Universal e Sustentabilidade) são abordadas questões prioritárias que objetivam por em evidência a lógica de processos sustentáveis aliados à Química Verde em Engenharia Universal (Engenharia Química).

Pondere-se, entretanto, a despeito de outras intenções resguardadas, que a obra pretende fornecer perspectivas que permitam extensões e motivem estudos mais aprofundados sobre os temas tratados. Que o conteúdo do livro permita a ampliação das possibilidades.

Os Autores agradecem a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que o presente trabalho fosse possível.

A DEUS agradecemos sempre, sem reservas.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba, 25/12/2015