2024/03/16

Prefácio à primeira edição de “Conjecturas em imagens”.


Prefácio à primeira edição de “Conjecturas em imagens”.

Curitiba: Carlos Magno Corrêa Dias, 2010.
ISBN 978-85-88925-10-6.


Ao organizar este trabalho foi objetivado, desde o primeiro momento, deixar registrado, em livro, alguns dos trabalhos plásticos desenvolvidos pelo autor até o ano de 2005, exclusivamente. Ao conjunto desses trabalhos arbitrou-se denominar Conjecturas em Imagens.

Nessa exposição impressa, não será apresentado o conjunto da obra do artista e, nem tão pouco, um resumo intelectual de seus trabalhos, mas apenas algumas poucas obras previamente escolhidas que pretendem dar a dimensão daquilo que se pode supor ao deparar-se com o título da correspondente exposição.

Hipóteses, suposições, conjecturas que não dependem de conceitos, de regras, de instruções, mas sim do olhar de quem observa e sente. Idealizações sem normas regimentais que pretendem ser fiéis à liberdade de criar para impor na alma impressões da existência.

Assim, não se tem, nessa exposição, qualquer compromisso com uma sequência lógica de apresentação das respectivas obras e, nem tão pouco, pretende-se uma temática que possa levar o leitor a uma leitura coerente ou ao vislumbre de um propósito sistematizado.

De outro lado, deve-se salientar que as obras apresentadas nessa exposição impressa foram realizadas com o auxílio do computador e, assim, podem ser classificadas como fazendo parte do campo que se tem arbitrado denominar de Pintura Digital.

A Pintura Digital assume, na atualidade, uma ampla gama de possibilidades e devido às tecnologias disponíveis consiste em um campo vasto para a materialização da arte, permitindo a ampliação e melhoria de operações manuais e aumentando o tempo para a criação.

No caso dos trabalhos aqui apresentados trocam-se os pincéis e tubos de tinta pelo mouse e por programas de computador, sendo, pois, um trabalho manual implementado através da tecnologia digital.

A tecnologia digital, por sua vez, passa a contribuir para transcender as concepções e suposições convencionais sobre a arte. A Pintura Digital tem instaurado um novo paradigma para qualidade e originalidade no mundo da arte. O computador pode influenciar ideias e percepções artísticas resultando em infinitas possibilidades que levam à necessária mudança no contexto do mundo artístico.

Deve-se, também, observar que as cópias dos trabalhos expostos nessa obra foram realizadas por impressão de jato de tinta sobre papel; embora, a reprodução de Pinturas Digitais por pulverização mecânica de tinta em papel ou tela seja conhecida por Giclée.

Nessas condições, diz-se que os originais das Pinturas Digitais consideradas nesse trabalho foram implementadas por Giclée sobre Papel; sendo utilizado Papel Pérsico de gramatura 180 g/m2.

Como a arte atua sobre o campo das ideias e não sobre a tecnologia que, entretanto, oferece possibilidades de novas ideias, tem-se na Pintura Digital reproduzida por Giclée um amplo campo de possibilidades, vislumbrando-se, acima de quaisquer outros alcances, maior diversidade e mais liberdade para a criação.

Pode-se dizer que os computadores representam um desafio tão dramático para a pintura quanto aquele produzido pela fotografia há cerca de cem anos. Por certo, a tecnologia digital não haverá de substituir os antigos procedimentos da pintura, mas deverá incentivar novas formas de pensar e de trabalhar, gerando uma sinergia e uma integração entre os diversos processos de criação.

Saliente-se, todavia, que em cada obra dessa exposição, propositalmente codificada, busca-se fazer com que o espectador, independentemente da função plástica desejada, consiga extrair os correspondentes significados a partir de temas refletidos em seu intelecto a partir daquilo que é vivenciado em seu hodierno cotidiano.

Se conjecturas forem realizadas ao vislumbrar as obras aqui expostas, então, certamente, o propósito meramente racional desse trabalho foi atingido. Mas, se das conjecturas, brotarem emoções não reveladas, ter-se-á atingido o maior dos objetivos que é o de conduzir o ser à verdadeira percepção onde ao apreender uma noção universal que ultrapassa o conteúdo singular, determinado, limitado dos fatos, chega-se ao pleno entendimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 15/12/2010