2018/10/23

Oiseau de Proie II é um marco divisor na história da humanidade.

             
Lá em 1906 no dia 23 de outubro acontecia o minuto célebre na história da aviação mundial quando o formidável Alberto Santos Dumont (1873-1932) no comando do seu 14-Bis (ou Oiseau de Proie II, em francês para Ave de Rapina II) provou para a eternidade que “o mais pesado que o ar” podia, enfim, voar.

Naquele minuto histórico, no Campo de Bagatelle, em Paris, o Oiseau de Proie II, percorreu sessenta metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, perante mais de mil espectadores, nosso incrível aeronauta brasileiro Alberto Santos Dumont, Patrono da FAB (Força Aérea Brasileira), concretizou um sonho que acompanhava a humanidade há séculos e que estabeleceu uma linha temporal divisória entre o mundo existente antes do vôo do 14 Bis e o minuto posterior.

Em 23 de outubro celebramos o DIA DO AVIADOR e o DIA DA FAB em homenagem ao fantástico Alberto Santos Dumont pelo seu notável feito que mudou de forma determinante o mundo.

Relembrando sempre com júbilo nosso especial aeronauta Alberto Santos Dumont parabenizamos todos os Aviadores de todas as Bandeiras.

Ao nosso brilhante Alberto Santos Dumont sempre nossa admiração, particular lembrança e distintiva reverência.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2018