2014/10/31
Compliance outra das necessidades dos civilizados.
No último dia 21 de outubro de 2014, participei de evento oferecido pelo Programa Transparência e Competitividade do CIFAL (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina) no qual foram discutidas a Lei de Improbidade Administrativa do Setor Público e a nova Lei Anticorrupção Empresarial objetivando avaliar as correspondentes controvérsias jurídicas e identificar as necessárias premissas para se garantir COMPLIANCE nos Setores Público e Privado.
O CIFAL, sediado em Curitiba desde 2003, é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa) e é responsável pelo desenvolvimento de programas de capacitação e pela promoção de cooperações técnicas que venham contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável e o alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas). O CIFAL Curitiba, coordenado localmente pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) faz parte da Rede CIFAL atualmente formada por onze centros sediados nos cinco continentes.
No encontro foram apresentados os principais aspectos de ambas as Leis referenciadas, procurando-se, em contrapartida, estabelecer implicações e relações para se perspectivar possíveis soluções para os problemas relacionados com a prevenção e o combate à corrupção, bem como, para proporcionar a instalação de uma rede de relacionamentos entre os Setores Público e Privado para a criação e concretização de ambientes com mais transparência centrados em COMPLIANCE.
Cabe ressaltar que o termo COMPLIANCE que compartilhamos e pensado nos âmbitos institucional e corporativo é tomado como aquele que representa conjunto de instruções para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas estabelecidas para o negócio da empresa ou as diretrizes definidas para as atividades da instituição, de sorte a instituir os meios para evitar, detectar e tratar quaisquer inconformidades que possam vir a ocorrer.
Durante o evento nos comprometemos, também, a divulgar, em nossos campos de atuação, tanto a Lei número 12.846, de 1º de agosto de 2013 (Lei Anticorrupção Empresarial) quanto a Lei número 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei Improbidade Administrativa do Setor Público) para a promoção do estudo e análise dos correspondentes conhecimentos.
Carlos Magno Corrêa Dias
31/10/2014
2014/10/27
Poder e Riqueza Além do Material.
De 23 a 29 de outubro, no Brasil, somos chamados a participar da SNLB (Semana Nacional do Livro e da Biblioteca).
Para comemorar o período visitemos mais frequentemente as nossas BIBLIOTECAS e reconheçamos a riqueza e o poder imaterial que as mesmas guardam e protegem.
Permitamos a transformação de nossas mentes lendo mais e mais LIVROS.
Carlos Magno Corrêa Dias
24/10/2014
2014/10/25
Dia Nacional da Democracia (25 de outubro), outra idealização.
Como as Sociedades contemporâneas civilizadas não conseguem atingir um modelo de Estado no qual exista o equilíbrio entre a LIBERDADE e a IGUALDADE, uma DEMOCRACIA (em sentido pleno) continua sendo apenas uma fantasia idealizada não atingível.
Carlos Magno Corrêa Dias
25/10/2014
2014/10/19
Mais um “BRAVO, BRAVISSÍMO!!!” para a OSPR.
Nesta manhã de domingo a nossa OSPR (Orquestra Sinfônica do Paraná) nos brindou mais uma vez com um excelente Concerto.
No espetáculo tivemos a apresentação do “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35” de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 - 1893), “Macbeth - Poema Sinfônico, Op. 23” de Richard Georg Strauss (1864 - 1949) e “Tributo a Portinari” de César Guerra-Peixe (1914 - 1993).
Para os apreciadores da Boa Música uma satisfação. Parabéns à Equipe.
Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2014
2014/10/05
Dignidade pelo princípio da PAZ e BEM.
Saudando Giovanni di Pietro di Bernardone (1181-1226) no dia a ele consagrado, festejemos, também, o DIA DA NATUREZA e o DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS.
Que a PAZ e BEM pregada por São Francisco de Assis nos conduza a uma HUMANIDADE melhor na qual a preservação da DIGNIDADE do homem seja o nosso principal objetivo.
Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2014
Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2014
2014/10/03
A busca que promove a evolução humana.
Com os três ensinamentos de Mohandas Karamchand Gandhi (1869 - 1948), “Olho por olho, e o mundo acabará cego.”, “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.” e “Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.”, comemoro este dia 2 de outubro; dia de nascimento de Mahatma ("A Grande Alma") Gandhi. Que o princípio do satyagraha ("o caminho da verdade") nos faça evoluir como homens que buscam a verdade.
Carlos Magno Corrêa Dias
02/10/2014
Assinar:
Postagens (Atom)