2013/02/07

Maquiavélico ou Maquiavelista: Enganos Projetados.


Embora estejamos comemorando cinco séculos de “O Príncipe” (Il Principe) escrito por Nicolau Maquiavel (1469-1527) em 1513, existem, ainda, aqueles que pensam (e outros que defendem) que no pensamento maquiavélico reside, soberana, a pseudo verdade: “os fins justificam os meios”. Para uma avaliação lógica (e consistente) iniciei, na tarde de ontem, série de palestras que pretendem desmistificar eventuais enganos ou dogmas no entorno do essencial (“não absolutista”) sobre esta particular obra de Maquiavel.

Centrado na deôntica, apoiado por filosofia analítica (particular, que tenho desenvolvido), na primeira palestra, intitulada “Ética Maquiavélica Frente à Consciência Política Despótica”, coloquei em cheque enganos no entorno da relação modal entre “Ética e a Consciência Política” segundo a lógica de “O Príncipe”.

A próxima palestra está prevista para fins de abril de 2013, onde considerarei a “Razão Suficiente de Maquiavel” segundo a “completude e corretude” para preservar a consciência diplomática na manutenção do poder diante do perigo da divisão política. Maiores informações estarão disponibilizadas, na sequência, neste espaço, oportunamente.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/02/2013