2024/03/14

Prefácio à primeira edição de “Fantasias em palavras”.


Prefácio à primeira edição de “Fantasias em palavras”.

Curitiba: Carlos Magno Corrêa Dias, 2003.
ISBN 85-88925-02-8.


A poesia constitui instrumento fantástico capaz de vislumbrar o encanto e a magia existente em qualquer ser ou lugar a partir das coisas mais simples.

Brincando com a sonoridade e o ritmo das palavras as poesias podem falar de temas próximos a nossa realidade, de objetos de nosso mundo usual, das pessoas com quem convivemos, dos animais e flores que nos cercam, das alegrias e tristezas que sentimos; enfim, de todas as coisas que fazem parte, direta ou indiretamente, da vida.

A utilização das palavras é essencial em nossa relação com os outros e com o mundo. E a linguagem é a ferramenta cultural que utilizamos para operar essa inter-relação.

Quando, porém, se utilizam versos para expressar ideias ou sentimentos, descrever situações ou lugares, demonstrar sentimentos ou posições, mergulha-se, geralmente, com sensibilidade ou, em muitas das vezes, com humor, nas mais diferentes formas de se ver o mundo e dele falar.

Por meio de versos é possível se fazer ouvir de uma forma peculiar que vem conduzir o leitor a alçar asas e voar no mundo da fantasia sem, entretanto, esquecer a realidade.

Que a leitura dos versos a seguir apresentados possa contribuir para voos cada vez mais altos e longos no mundo da imaginação, estimulando os leitores a cada vez ler mais para se fazerem ouvir através de suas próprias palavras.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 01/12/2003