2019/03/28

As chaves da eternidade também são condicionais.


A morte abre as portas de várias moradas. Mas, é a vida que determina por qual de tais portas se deverá, necessariamente, passar.

DIAS, C. M. C. - 2019
Carlos Magno Corrêa Dias
28/03/2019

2019/03/27

Da “casa flutuante” à “verticalização de Curitiba” uma história a ser elogiada.


Com muito pesar recebo a notícia do falecimento do Amigo e Mestre Mário De Mari.

Presidente da Fiep entre 1968 e 1974, Mário De Mari nasceu em Curitiba, em 06/12/1922, fundou o Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (Iel-PR), formou-se em Engenharia Civil pela UFPR, trabalhou na Prefeitura de Curitiba, foi Diretor do Departamento de Urbanismo e Chefe da Divisão de Pavimentação, fundou a empresa Técnica De Mari S/A - Engenharia Civil, e foi Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná.

Líder por excelência Mário De Mari manteve a Indústria integrada em sua vida e muito nos ensinou sobre o mundo empresarial. Mário De Mari foi Presidente de Honra do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep, recebeu as Medalhas do Mérito Industrial do Paraná e do Mérito Industrial Nacional.

Engenheiro cuja ousadia em empregar materiais simples de maneira inusitada, um dos responsáveis por “verticalizar Curitiba” e autor do projeto da “Casa Flutuante” (um ícone arquitetônico do Alto da XV, tombado pelo Patrimônio Municipal), Mário de Mari já deixa saudades.

Mas, a História da Indústria Paranaense ganha um ilustre personagem a ser recordado com admiração e respeito.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/03/2019

2019/03/20

Tautologia sobre pessoas boas.


Uma pessoa boa acredita (de verdade) que todas as outras pessoas são (sempre) boas.

DIAS, C. M. C. - 2019

Carlos Magno Corrêa Dias
20/03/2019

2019/03/12

Professor de Matemática não é Matemático e vice-versa.


Uma vez ou outra sou chamado a observar que Professor de Matemática não é Matemático e que Matemático não é Professor de Matemática, embora, é claro, existam Profissionais que são Matemáticos e Professores de Matemática.

Regra geral, a PROFISSÃO requer estudos de um dado conhecimento e as competências especializadas e formais adquiridas com a Formação Universitária que são oficializadas mediante outorga de Diploma.

As correspondentes habilidades adquiridas enquadram-se nas chamadas hard skills. Para ser um Matemático é necessário ter concluído o Curso Superior de Bacharelado em Matemática.

Para ser Professor de Matemática é necessário ter concluído o Curso Superior de Licenciatura em Matemática (ou de Licenciatura em Ciências com Habilitações em Matemática, Física e/ou Química).

No meu caso particular tenho o privilégio de ser MATEMÁTICO e PROFESSOR DE MATEMÁTICA tendo ambos os Diplomas Universitários.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/03/2019

2019/03/09

Prisioneiro da subserviência.


Um homem sem princípios é um escravo de suas vontades e assim um ser de fácil manipulação.

DIAS, C. M. C. - 2019

Carlos Magno Corrêa Dias
09/03/2019