2018/11/16

Logística Reversa e Política Nacional de Resíduos Sólidos.


No último dia 13/11/2018 participei do 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).
     
Dias, C. M. C. - 2018

Promovido pelo Sistema Fiep em parceria com Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR) o importante evento objetivou divulgar conquistas e avanços alcançados no Campo da Logística Reversa em nosso Estado do Paraná, bem como difundir os vários desafios e dificuldades ainda a serem vencidos na área.
         
Foto divulgação tirada por A. Neto - 2018

Durante o evento em destaque discutimos Propostas de Logística Reversa do Setor Industrial do Paraná, Economia Circular, Incentivos Econômicos previstos pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010), Logística Fiscal, Simplificação Fiscal e Tributária na Logística Reversa, bem como sugestões para o aprimoramento do Sistema de Logística Reversa no Paraná.

PNRS define “Logística Reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou outra destinação ambientalmente adequada”.

Na foto com Vinicio Costa Bruni, Coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA-PR; e Helder Rafael Nocko, Coordenador Adjunto da Equipe PERS/PR (Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná).

Carlos Magno Corrêa Dias
16/11/2018