2018/01/26

Ilusões sobre qualidade em Pesquisa não podem esconder gravidade no Ensino.


Opa! Na boa. Sempre é importante festejar conquistas nacionais como a recente entrada do Brasil no Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) que reúne as Nações mais desenvolvidas em pesquisa Matemática no mundo. Mas, não nos deixemos enganar com alardes exagerados, sem propósito, sobre esta e outras tantas conquistas alcançadas pelo nosso Brasil. Não sejamos ingênuos.

De 70 (setenta) países avaliados no último PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), edição de 2015, o nosso Brasil obteve a humilhante sexagésima sexta colocação em Matemática. Cingapura foi a primeira colocada em Matemática com 564 pontos, sendo 490 pontos a média em Matemática dos países ranqueados.

A média do Brasil em Matemática no PISA 2015 foi de apenas 377 pontos. Resultado gravíssimo quando se pensa em excelência em Matemática, em ser TOP em Matemática.

Entre os processos matemáticos avaliados o PISA mede a habilidade dos Estudantes de formular, empregar, interpretar e avaliar problemas. 70% dos Estudantes Brasileiros estão abaixo do nível 2 em Matemática (cujo nível de excelência é 6). Semelhantes resultados são inaceitáveis.

O PISA é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é realizado a cada três anos avaliando Jovens Estudantes (na faixa de 15 anos) nas áreas de Leitura, Ciências e Matemática. O futuro melhor dos nossos Jovens está sendo prejudicado.

Alerte-se, uma vez mais, que a miséria do Brasil se estende, também, às outras duas áreas de avaliação do PISA uma vez que dos setenta (70) países classificados o nosso Brasil ficou na sexagésima terceira posição em Ciências e na quinquagésima nona posição em Leitura. Uma vergonha. Em Ciências quase a metade dos Estudantes Brasileiros ficaram abaixo do nível 2. Em Leitura mais 50% de nossos Jovens Estudantes ficaram abaixo do nível 2. Absurdo. É um crime contra o futuro melhor de nossos Jovens.

A "qualidade" PONTUAL da pesquisa em Matemática de um grupo elitizado foi promovido por um também grupo estrito (de pares). No entanto, a Matemática no país é péssima, sequer adequadamente aplicada e tem comprometido seriamente a boa formação de nossos Jovens Estudantes.

O PISA 2018 vai acontecer e continuaremos disputando os últimos lugares em Matemática, Ciências e Leitura, pois não foram tomadas nos últimos três quaisquer medidas efetivas para reverter o quadro miserável do Brasil nas Avaliações do PISA nos últimos quinze anos.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/01/2018

2018/01/04

TECNOLÓGICA se destaca em avaliação da CAPES.

           
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou os resultados finais da Avaliação Quadrienal 2017 dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados) em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A nossa TECNOLÓGICA teve 43 (quarenta e três) PPGs integrando a correspondente avaliação. 30 (trinta) de nossos PPGs obtiveram nota 3 (três), 10 (dez) receberam nota 4 (quatro) e 3 (três) foram avaliados com nota 5 (cinco). Nossa Média Ponderada Institucional foi de 3,37. Um resultado excelente para uma jovem Universidade como a nossa.

O conceito mais atingido pelos PPGs foi 3 (três). Muitos PPGs receberam notas 1 e 2 e serão recomendados a fechar. Os PPGs da UTFPR foram avaliados com notas 3, 4 ou 5.

Parabéns para nossas Equipes que mais uma vez colocaram a TECNOLÓGICA entre os melhores resultados.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/01/2018