2017/07/29

Um quarto de século dedicado à centenária TECNOLÓGICA.

           
Pelo Termo de Posse de 28 de julho de 1992, que assinei perante o Diretor Geral do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), tomava posse como Professor de Ensino Superior do CEFET-PR. Pela Portaria número 494, de 22 de julho de 1992, publicada no Diário Oficial da União de 28 de julho de 1992, era eu nomeado Professor de Ensino Superior daquela Instituição de Ensino.

Assim, na data de 28 de julho de 2017, completei 25 (vinte e cinco) anos como Professor de Ensino Superior da hoje denominada Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituição de Ensino centenária e reconhecidamente como uma das mais importantes Instituições de Ensino de nosso Estado e de nossa Nação.

É uma honra sem igual poder integrar a história da centenária UTFPR que teve sua inauguração como Escolas de Aprendizes Artífices em 16 de janeiro de 1910 e foi se transformando até conquistar a condição de Universidade em 7 de outubro de 2005.

Contabilizar como Servidor Público Federal quase um quarto da História da centenária TECNOLÓGICA (UTFPR) é um privilégio e ao mesmo tempo motivo de grande satisfação profissional. Poder contar a história profissional integrada à história da TECNOLÓGICA é prêmio dos mais significativos para o Professor que lá em 1992 prestara concurso público para exatamente exercer a função de Professor de Ensino Superior.

A poucos meses de completar quatro décadas de Atuação Profissional e trinta anos como Professor Universitário é, também, uma alegria ímpar ter nestes vinte e cinco anos de atuação como Docente no Ensino Superior na hoje UTFPR mais de sessenta e cinco por cento da história de Vida Profissional contada na TECNOLÓGICA.

É júbilo sem igual, também, registrar mais de meio século ajudando a construir a TECNOLÓGICA que almejamos.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/07/2017

2017/07/25

O Escritor chama pela escrita o pensar das possibilidades de transformar o mundo.

          
Hoje, 25 de julho, é o Dia Nacional do Escritor.

Para o Escritor transformar o mundo por intermédio das palavras não é uma necessidade como muitos insistem em proclamar. O Escritor apenas escreve, por necessidade, é claro, mas para comunicar ou passar ideias nas quais acredita são suficientes para possibilitar a transformação contínua do mundo.

Celebremos nesta data todas as Pessoas dedicadas às palavras escritas que registram ideias que possibilitam o pensar a todos que podem pensar as necessárias transformações do mundo.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/07/2017

2017/07/18

Universidades Brasileiras são destaque em ranking internacional.

             
O Times Higher Education classificou 32 (trinta e duas) Universidades Brasileiras entre as melhores Universidades do mundo em novo resultado divulgado no mês de julho de 2017 quando publicou o Times Higher Education Latin America University Rankings 2017.

Na classificação em referência foram avaliadas 81 (oitenta e uma) Universidades e deste total 39,61% são Universidades Brasileiras; ou seja, próximo de 2/5 do total das melhores Universidades da América Latina segundo o Times Higher Education são Brasileiras. Nossas 32 (trinta e duas) Universidades Brasileiras ao comporem o rol das melhores Universidades da América Latina integram, também, o conjunto das melhores Universidades do Mundo. Importante salientar que 18 (dezoito) de nossas Universidades Brasileiras classificadas no ranking em referência formam o TOP 50 (36% deste total).

Observe-se que no TOP DEZ das Melhores Universidades da América Latina daquele ranking 50%, a metade, é constituída de Universidades Brasileiras. Melhor, ainda, as duas primeiras classificadas são nossas Universidades: (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em primeiro lugar e Universidade de São Paulo (USP) em segundo. As outras três são: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O Times Higher Education é um dos rankings institucionais de maior prestígio do mundo e é considerado um dos mais relevantes na área de Educação Superior.

Os critérios avaliados pelo Times Higher Education são divididos em: ensino (ambiente de ensino), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência em pesquisa), perspectiva internacional (docentes, estudantes e pesquisadores) e transferência de conhecimento para a indústria (inovação).

Nossas Universidades Paranaenses Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Paraná (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integram as Melhores Universidades da América Latina segundo o Times Higher Education.

Especial atenção se deve dar à nossa PUC-PR que é classificada como a primeira colocada dentre as Universidades Públicas e Privadas no Paraná.

A lista completa em ordem de classificação das Universidades Brasileiras é a seguinte; qual seja:
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),
Universidade de São Paulo (USP),
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio),
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
Universidade Estadual de São Paulo (UNESP),
Universidade Federal do ABC (UFABC),
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS),
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),
Universidade de Brasília (UnB),
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),
Universidade Federal de Viçosa (UFV),
Universidade Federal do Ceará (UFC),
Universidade Federal Fluminense (UFF),
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),
Universidade Federal de Goiás (UFG),
Universidade Federal de Lavras (UFLA),
Universidade Federal do Paraná (UFPR),
Universidade Federal de Pelotas (UFPel),
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),
Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),
Universidade Presbiteriana Mackenzie,
Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos),
Universidade Estadual de Maringá (UEM),
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG),
Universidade Nove de Julho (UNINOVE),
Universidade Estadual da Bahia (UNEB), e,
Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Parabéns para nossas Universidades ranquearas.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/07/2017

2017/07/05

Luz que brilhou sobre o mundo continua a iluminar.

          
Para muito além dos dogmas Giovanni di Pietro di Bernardone (1182-1226), o São Francisco de Assis, nos ensinou, de forma efetiva e inteligível, como dialogar com o mundo, aparentemente, sempre hostil e mudo para o homem comum, ao proclamar responsivamente: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

Em 5 de julho, dia de nascimento de São Francisco de Assis, celebramos com nossa lembrança, admiração e respeito aquele que foi uma "luz que brilhou sobre o mundo" e que soube afirmar sem hesitar a bondade e a maravilha da criação, que se dedicou aos mais pobres dos pobres e que amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. PAZ e BEM.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/07/2017