2016/09/23

TECNOLÓGICA é TOP 50 no BRASIL.

           
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a nossa TECNOLÓGICA do Paraná, uma Jovem Universidade com pouco mais de dez anos de existência (transformada em Universidade apenas em 7 de outubro de 2005), integra o recente RUF (Ranking Universitário Folha) das Melhores Universidades do Brasil produzido pela Folha de São Paulo. Estamos entre as 50 Melhores Universidades do Brasil. Somos TOP 50.

Com Câmpus nas Cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo integramos em 13 Regiões do Estado do Paraná a nossa particular concepção de Universidade Multi-Campi perseguindo a excelência em Educação por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão para o avanço do Conhecimento e da Sociedade.

O recente RUF 2016 avaliou as 195 Melhores Universidades Brasileiras e já somos classificados como a QUARTA melhor Universidade dentre todas as Universidades Públicas no Paraná.

Somos a QUINTA melhor Universidade dentre todas as Universidades Públicas e Privadas classificadas no Paraná. Estamos no TOP 5.

No Brasil somos a QUADRAGÉSIMA NONA melhor Universidade dentre todas as Universidades Públicas e Privadas classificadas.

Nossa TECNOLÓGICA foi premiada, também, com 133 (cento e trinta e três) ESTRELAS no Selo de Qualidade do Guia do Estudante Melhores Universidades da Abril na Edição de 2016.

O Guia do Estudante Melhores Universidades da Abril indica quais são os melhores Cursos Superiores do Brasil pela atribuição de 3, 4 ou 5 Estrelas conforme o Curso seja classificado como BOM, MUITO BOM ou EXCELENTE, respectivamente.

Cada vez melhor. Rumo à EXCELÊNCIA. Parabéns para nós, parabéns para a nossa TECNOLÓGICA. Que continuemos a prosperar e avançar sempre com QUALIDADE e SUCESSO.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/09/2016

2016/09/19

Espiritual felicidade infinda.

       
Quando a saudade deixa de ser dor e passa a ser lembrança o espírito alcança a felicidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/09/2016

2016/09/15

Miséria na Educação Brasileira já é doença crônica.

     
O lamentável baixo nível da Educação no Brasil está acabando com o futuro melhor de nossos Jovens. Mas, o mais assustador (desesperador, na verdade) é não perceber quaisquer ações efetivas para reverter semelhante situação miserável antes que ocorra a próxima avaliação do PISA já marcada para o “amanhã” de 2018.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/09/2016

2016/09/08

SLAIDEL chama ENGENHARIA LÓGICA em híbrida relação causal procedimental.

        
No período de 15/08/2016 a 19/08/2015, no Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR) tive a grata satisfação de coordenar e desenvolver o primeiro SLAIDEL (Seminário de LÓGICA ALGÉBRICA INFERENCIAL DEDUTIVA EM ENGENHARIA LÓGICA).

O SLAIDEL 2016 teve como objetivo principal apresentar os condicionantes Algébricos Operacionais que estou desenvolvendo em ENGENHARIA LÓGICA em associação com o Cálculo Sentencial necessários para o desenvolvimento da Prova Formal de Argumentos e de Inferências Dedutivas de Primeira Ordem orientados por Sistemas Axiomáticos Lógicos nos quais são exigidas Corretude Lógica e Completude Lógica para a manutenção da Consistência Analítica e Eficiência Mental na instanciação de Interface Biocompatível com relação SIMBIÓTICA RELACIONAL PROCEDIMENTAL LÓGICA entre linguagem binária e processos eletroquímicos dos neurônios em cérebros humanos.

Seguindo a concepção que não basta a IA (Inteligência Artificial) e sim é exigida uma CC (Consciência Cibernética) os pressupostos analíticos da ENGENHARIA LÓGICA foram novamente chamados para a evidenciação de interfaceamento do híbrido LÓGICO-CIBERNÉTICO em ENGENHARIA LÓGICA para aproximação causal entre Ciência e Tecnologia no nível nanométrico.

Durante o SLAIDEL 2016 chamei, uma vez mais, como possibilidade analítica condicional, a Álgebra da Lógica para a intensificação das potencializações do Raciocínio Lógico Dedutivo centrado em estudos fundamentados na Análise Inferencial e na Teoria da Argumentação, desenvolvidos em Lógica Formal em associação com a ENGENHARIA LÓGICA. A Avaliação Formal da Validade de Argumentos Dedutivos foi tônica replicante e recursiva. Não basta "pensar". É necessário PENSAR de forma "consistente" e "lógica".

Carlos Magno Corrêa Dias
08/09/2016

2016/09/01

SINERGIAS E SIMBIOSE para um Mundo Sustentável.

  
Em paralelo aos estudos e trabalhos relacionados com os antigos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e com os atuais ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) diversas ações e projetos inovadores foram desenvolvidos e distintas perspectivas de solução dos problemas foram aventadas. Dentre estas possibilidades surgiu (em meados de 1990) o modelo de Inovação da Tríplice Hélice o qual foi fundamentado na concepção da necessidade da relação intrínseca de esforços entre Governo, Universidade e Indústria para a produção de desenvolvimento e progresso das Nações.

Seguindo a ideia fundamental do Modelo de Inovação da Tríplice Hélice foram instituídos modelos correlacionados alternativos tal qual o projeto/programa que estou estruturando e coordenando denominado Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação o qual é pensado para a geração estrita e efetiva de CONHECIMENTO ÚTIL para o Desenvolvimento da Nação e para a Melhoria de Vida dos Cidadãos com o objetivo de contribuir para a instituição de um Projeto de Estado que promova uma Nação Soberana. O modelo em referência vincula-se, também, particularmente, com esforços necessários para o alcance dos ODS e para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU seguindo a trilha da Quarta Revolução Industrial.



CMCD - 2016

SINERGIAS E SIMBIOSE ENTRE A TRÍPLICE HÉLICE DA INOVAÇÃO E OS ODS NA ACADEMIA constituiu uma das ações vinculadas que objetivou divulgar os ODS como INDUTOR nas relações simbióticas entre o Setor Produtivo de Bens e Serviços (Meio Empresarial e Industrial), o Setor Regulador e Fomentador da Atividade Econômica (Governo) e o Meio Universitário visando a geração do referenciado CONHECIMENTO ÚTIL. A ação em pauta chamou, também, fortemente, a atenção para as necessárias sinergias entre a Inovação, as Ciências e as Tecnologias presentes de forma indissociável na Quarta Revolução Industrial.

Agora no segundo semestre de 2016 daremos continuidade aos trabalhos associados seguindo a posição que o alcance dos ODS e o cumprimento da Agenda 2030 da ONU chamam o “giro” da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação para a necessária soma das forças da Academia, do Governo e da Indústria para multiplicarmos resultados e conseguirmos um Mundo mais Sustentável.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/09/016