2013/12/30

No Relativismo Digladiam-se os Julgamentos Sobre a Bondade e a Maldade.


Não existem homens maus ou homens bons, pois a maldade e a bondade são relativas e dependem do referencial que se utiliza para julgar.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/12/2013

2013/12/27

Contraposições Causais Debelam Falácias.


Em quaisquer disputas sempre existem os perdedores, os quais não são, necessariamente, os vencidos.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/12/2013

2013/12/26

VERACIDADE Além da Verdade.


Na “Terra Média” (MIDDANGEARD) do intelecto, “neuralmente” conectado ao orbe das possibilidades transfinitas, “não se pensa na verdade”, mas se “sabe a verdade” uma vez que na presumível diferença perseguida reside não a “tautologia” absoluta e sim a simples “veracidade”.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/12/2013

2013/12/24

Insólita Transposição Peremptória.


Quando passamos do ódio para a comiseração, elevamos nossa alma a um estágio não compreendido pela maioria dos mortais.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/12/2013

2013/12/22

Subvertendo Casualidades Delineadas.


Somente podem contabilizar seguidas (e muitas) vitórias aqueles fortes e poderosos que conquistam (seguidamente) as muitas “batalhas” ganhas de diversas “guerras” vencidas as quais se permitiram enfrentar.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/12/2013

2013/12/18

Extrapolando Limites Contraditórios.


Quando os mudos gritam e os surdos ouvem o horror já ultrapassou seus limites.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/12/2013

2013/12/17

SILOGÍSTICA Constitui Tecnologia Procedente de Engenharia Lógica.


Lancei, em Curitiba, semanas atrás, a terceira edição do livro de minha autoria intitulado “Silogística: Introdução à Lógica Categórica” (ISBN 978-85-88925-16-8).

O trabalho em referência apresenta, em 439 (quatrocentas e trinta e nove) páginas, distribuídas em 14 (quatorze) capítulos, um compêndio sistematizado sobre a Lógica Categórica (em particular) e um estudo pormenorizado sobre a Teoria dos Argumentos Silogísticos (em específico), bem como, considerações estruturadas sobre Procedimentos Analíticos de Decisão pensados para a avaliação da legitimidade de Raciocínios Dedutivos Silogísticos decorrentes de estudos e pesquisas oriundos da Engenharia Lógica que venho desenvolvendo.

As razões motivadoras sobre a produção do estudo em pauta estão associadas, por um lado, aos estudos, pesquisa e desenvolvimento que mantenho há mais de década e meia nas correspondentes áreas. De outro lado, porém, a terceira edição de “Silogística: Introdução à Lógica Categórica” vem atender, também, a intenção de contribuir na formação profissional de diversos de meus ex-Alunos hoje atuando em áreas correspondentes da Lógica e da Filosofia da Ciência.

Como as edições anteriores da obra em referência se esgotaram muito rapidamente, o acesso aos correspondentes estudos pelos interessados ficou dificultado passando a consulta àqueles conteúdos possível, em geral, apenas em Bibliotecas que possuem exemplares das edições anteriores em decorrência de doações que realizei no passado.

Tendo em vista os acréscimos e adequações processadas na terceira edição da obra em questão, que se transformou em uma outra obra, mais específica e “categórica”, a correspondente edição de “Silogística: Introdução à Lógica Categórica” passou a compor, a partir de agosto de 2013, o Acervo Nacional para a Preservação e a Guarda da Produção Nacional, estando depositada na Biblioteca Nacional e constituindo mais um de meus Registros de Propriedade Intelectual (PI) no país.

O processo de distribuição da obra teve seu início agora em novembro de 2013 e, muito em breve, as Bibliotecas com as quais mantenho contatos receberão, também, doação de exemplares da terceira edição de “Silogística: Introdução à Lógica Categórica” para comporem seus acervos cumprindo minhas prerrogativas quanto à disseminação do conhecimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/12/2013

2013/12/16

Milésima Certificação em Lógica é Ultrapassada.


No último dia 28 de novembro de 2013, tive a satisfação de concluir o Curso de Extensão Universitária em ÁLGEBRA DA LÓGICA APLICADA NA AVALIAÇÃO DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS o qual ministrei na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, para meus Alunos regularmente matriculados no segundo semestre letivo de 2013 em Cursos de Engenharia da UTFPR.

O Curso em referência objetivou apresentar aos participantes a Álgebra da Lógica Formal para a Decodificação e Estruturação de Métodos e Técnicas necessários e suficientes para a Avaliação Formal de Raciocínios Dedutivos centrados na Análise Lógica Inferencial e na Teoria da Demonstração Lógica.

O Curso de Extensão Universitária em ÁLGEBRA DA LÓGICA APLICADA NA AVALIAÇÃO DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS integra conjunto de Cursos de Extensão Universitária em Lógica Formal Dedutiva que tenho proposto e ministrado no Sistema UTFPR e que fazem parte de Projeto de Extensão Universitária que iniciei em 2008, projeto este que ao longo destes cinco anos de existência já contabilizou a emissão de mais de mil Certificados concedidos somente com a chancela da UTFPR.

Os Cursos de Extensão Universitária em referência são ofertados gratuitamente para os participantes (alunos regularmente matriculados em Cursos de Graduação ou Pós-Graduação do Sistema UTFPR) e sem ônus algum para a Instituição (não, havendo, também, qualquer tipo de ajuda financeira por parte de Instituições de fomento). Segundo meu entendimento, os correspondentes Cursos que ministro constituem, de um lado, minha Contrapartida Profissional com a Sociedade que mantém Instituições como a UTFPR e, de outro, um necessário enriquecimento curricular científico e tecnológico na formação dos Acadêmicos, meus Alunos, para mais fortemente enfrentar os desafios existentes no Mundo do Trabalho.

Observo que os correspondentes Cursos na área de Lógica Formal Dedutiva são desenvolvidos focando a tomada de Decisão Lógica para a garantia de Otimização e Consistência do Pensamento Dedutivo e estão centrados na Análise Lógica de Argumentos Dedutivos e nas Teorias da Dedução e da Demonstração para a Avaliação Formal da Validade de Processos.

Os conteúdos tratados nestes Cursos de Extensão em Lógica além de auxiliar fortemente os Alunos no estudo, análise e desenvolvimento dos diversos temas tratados nos Cursos de Graduação que realizam contribuem, também, para o melhor rendimento dos Egressos nos concursos externos abertos para ingresso tanto no Mundo do Trabalho quanto em Cursos de Pós-Graduação, conforme relatam os próprios egressos participantes de semelhantes Cursos.

Em 2013, ministrei, no Sistema UTFPR, sete Cursos de Extensão Universitária no Campo da Lógica, em um total de 140 (cento e quarenta) horas, certificando mais de 250 (duzentos e cinquenta) participantes. Para 2014 tenho a expectativa de ampliar, significativamente, estes totais, expandindo possibilidades.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/12/2013

2013/12/15

Bárbara Idiossincrasia de Contraválida Evolução.


A miséria na humanidade sempre existiu em maior ou menor intensidade ao longo da história. Mas, haveria de se supor que a evolução humana permitisse a necessária erradicação de um tal mal. Se, entretanto, isso não aconteceu, que evolução humana é essa que tanto se reverencia?

Carlos magno Corrêa Dias
15/12/2013

2013/12/13

Subjetivas Incompreensões Quiméricas.


Nada menos irreal que pensar. Mas, sem o pensamento não se poderia, também, viver a realidade que, certamente, é tão irreal quanto à possibilidade de pensá-la.

Carlos Magno Corrêa Dias
13/12/2013

2013/12/12

Na Trilha do Futuro Poucos São os Viandantes.


O pensamento e o sentimento digladiam-se em eterna batalha. Pode-se pensar sem sentir. Pode-se sentir sem pensar. Mas, é impossível viver sem pensar e sentir. Talvez em tal ponto resida o conflito em pauta.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/12/2013

2013/12/11

Tangentes Necessidades Condicionais.


Perguntaram-me por que a denominação (o título) de minhas obras de arte são sempre (ou na sua quase totalidade) constituídas apenas de dois vocábulos, de duas palavras.

Minha elementar resposta, a qual não traz quaisquer surpresas, não poderia ser outra senão: “simplesmente porque, independentemente da qualificação, parto do pressuposto que todo substantivo deve ser adjetivado”.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/12/2013

2013/12/10

Barbárie Persiste Comprometendo Ilusão Humana.


Hoje, dia 10 de dezembro de 2013, comemoraria, como todos os anos o faço, de forma entusiástica, o DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Contudo, não o farei.

Em 10 de dezembro de 1948 a Organização das Nações Unidas reconhecia a evolução atingida pela Humanidade ao adotar a “Declaração Universal dos Direitos Humanos" na qual foram listados os DIREITOS HUMANOS imprescindíveis para a nossa continuidade.

Confesso que, diante dos recentes atos de barbárie, estupidez e animalidade presenciados em nossa Nação, me obrigo reconsiderações sobre supostos “humanos” os quais, invariavelmente, insistem em violar ou assassinar os DIREITOS HUMANOS no hodierno de um mundo miserável, atroz e desgraçado no qual o homem continua sendo, sem a devida inteligência, o covarde algoz do próprio homem.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/12/2013

2013/12/05

Verdugo da Inadimplência Imaterial.


O tempo é um executor implacável, mas dissimulado. Quanto mais precisamos dele, ele nos falta em demasia. Quanto dele não precisamos, ele abunda sobremaneira. Contudo, em quaisquer dos casos, nos cobra inexoravelmente de forma impiedosa.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/12/2013

2013/12/02

Condicional Contingência Compulsória.


O mundo é condicional. Sendo condicional, é apenas contingente. Mas, nesta contingência reside a crueldade do mundo.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/12/2013