2013/08/30

Conflitos Insanos Entre Ciência e Tecnologias.


Alguns MUNDOS insistem em vivem na escuridão da Ciência e não se permitem enxergar as possibilidades das Tecnologias. É lamentável, senão ASSUSTADOR.

Alertas Nanométricos Chamam o Mundo Picométrico.
http://carlosmagnocorreadias.blogspot.com.br/2013/08/alertas-nanometricos-chamam-o-mundo.html

Carlos Magno Corrêa Dias
30/08/2013

2013/08/29

Avantesma da Contrafação.


Nas sombras da morte escondem-se muitos crimes não revelados e outros tantos apenas autorizados.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/08/2013

2013/08/26

Verdades Falsificando Entendimentos.


Algumas verdades são difíceis de encarar tal como é notório que todo bandido um dia foi uma criança que era a esperança de alguém.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/08/2013

2013/08/25

Em CAXIAS o Símbolo da Honra Militar.


No dia de hoje, há alguns anos seguidos, já somando décadas, na verdade, sempre fiz questão de refletir, profundamente, sobre a frase (ou, o “ensinamento”) “Sigam-me os que forem brasileiros.”, proclamada pelo notável Soldado Brasileiro e Marechal de Campo Luís Alves de Lima e Silva (25/08/1803 – 07/05/1880), o Duque de Caxias, o Patrono do Exército Brasileiro.

Neste ano de 2013, em especial, quando já são passados 210 (duzentos e dez) anos do nascimento de CAXIAS, me permito, ao continuar saudando o DIA DO SOLDADO com a máxima em referência, render particular homenagem ao “Pacificador” e “Marechal de Ferro” Luís Alves de Lima e Silva, porquanto, como não canso de observar, nossos heróis devem ser sempre referenciados quando a oportunidade se apresenta.

Tenho comigo que Luís Alves de Lima e Silva foi o mais importante militar da história do Império do Brasil e um dos mais notáveis estadistas de toda a história do Brasil, senão o maior. “Predestinado à carreira das armas” Caxias foi cadete desde os cinco anos de idade e aos trinta e nove anos ascendeu ao posto de Marechal de Campo. Sua postura como líder diplomata, aliando a ação militar com a habilidade política, mantendo o respeito como “ordem do dia”, contribuiu sobremaneira para a consolidação da unidade nacional brasileira e para o fortalecimento do poder central em sua época.

Patrono do Exército Brasileiro, com seu nome inscrito no “Livro dos Heróis da Pátria”, Luís Alves de Lima e Silva tem no dia de seu nascimento, 25 de agosto, a data em que comemoramos o DIA DO SOLDADO, pois que foi um notável SOLDADO da Pátria.

Tamanha é a importância e o valor atribuído a Luís Alves de Lima e Silva para a Pátria que, por exemplo, os Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ao prestarem juramento, durante a cerimônia de graduação, proclamam com orgulho e admiração:
"Recebo o sabre de CAXIAS como o próprio símbolo da Honra Militar!"

Parabéns ao SOLDADO Brasileiro pela passagem de seu dia.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/08/2013

2013/08/24

Sempre Pelos Direitos das Crianças.


Garantir os Direitos das Crianças nos é solicitado todos os dias. Mas, no dia de hoje, dia 24 de agosto, DIA DA INFÂNCIA, nos comprometamos com ações futuras para intensificar a propagação e a manutenção dos Direitos das Crianças em conformidade com a “Declaração Universal dos Direitos das Crianças”, criada em 20 de novembro de 1959 durante Assembleia Geral das Nações Unidas.

De acordo com a “Declaração Universal dos Direitos das Crianças” todas as Crianças:
- têm direito a uma nacionalidade e a um nome,
- são iguais, têm os mesmos direitos e devem viver com solidariedade e justiça,
- devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado,
- têm direito a alimentação e ao atendimento médico,
- devem ser protegidas de qualquer forma de violência,
- com dificuldades especiais têm direito a educação e cuidados especiais,
- têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade,
- têm direito à educação gratuita, ao lazer e a viver saudavelmente,
- têm direito de socorro em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes,
- devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/08/2013

Saudações Àqueles que Fazem ARTE.


No dia 24 de agosto, DIA DOS ARTISTAS, encaminho meus parabéns para todo aquele que faz alguma forma de ARTE e vivendo a ARTE é um ARTISTA. Aplausos, então, para os ARTISTAS, independentemente de alguma fama. Porquanto, a despeito da notoriedade, mas por estarem antes ou depois de seus tempos, são vocês ARTISTAS, possivelmente, aqueles Agentes Culturais que tornam o mundo um lugar mais suportável.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/08/2013

2013/08/21

Perene Fonte das Virtudes.


Tenha dignidade e as demais virtudes haverão de aflorar.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/08/2013

2013/08/20

AGOSTO AZUL: Seja Homem. Cuide-se.


Você sabe do que se trata? Já ouviu falar da Campanha? Já participou? Informe-se. Conheça a Lei. Cobre seus DIREITOS. Participe dos Programas e cumpra seus DEVERES. Venha Integrar o “AGOSTO AZUL”. “ Não pare o curso da vida.”

Mais detalhes em:
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3003

Carlos Magno Corrêa Dias
20/08/2013

2013/08/18

Excerto de “Direitos Sempre Usurpados”.


Patética relação modal é instalada
No teatro social da democracia
Quando usurpando o direito
A regra não condiciona o resultado final.

Padrão indevido de falso valor
Conduz, amoral e compassivamente,
O gado que distraído pasta em trilha,
Naturalmente, da miséria à indignidade.
...

Em breve apresentarei a complementação das demais partes de “Direitos Sempre Usurpados” quando, então, em conjunto com outras "experiências de pensamento",  publicarei o livro de minha autoria intitulado “HODIERNAS PERCEPÇÕES SERIAIS” (ISBN 978-85-88925-19-9).

Carlos Magno Corrêa Dias
18/08/2013

2013/08/12

ARTE: Expressão de um Povo.


Hoje, 12 de agosto, é comemorado, em nossa Nação, o DIA NACIONAL DAS ARTES. Temos, então, inúmeros motivos para comemorar, pois comemorando a ARTE estamos comemorando a “Expressão” do Povo Brasileiro haja vista que ARTE é a tradução do pensamento e dos anseios de uma civilização. Nossa ARTE expressa nossa CULTURA e, como postei dias atrás, a ARTE constitui um “Diferencial de Mágica Identificação”, pois “Um povo bem se pode distinguir dos demais pela ARTE que é capaz de produzir. Tudo o mais são igualdades disfarçadas”. Neste sentido, somos, então, privilegiados pela criatividade e pela intensidade da ARTE que produzimos.

Vivas à ARTE Nacional. Parabéns aos Artistas que fazem a nossa ARTE Nacional.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/08/2013

2013/08/11

Filosofia Extemporânea Contrapondo Quimeras “Fundamentalistas”.


“Em PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA conduzo Platão, Aristóteles, Kant, Carnap, Frege e Wittgenstein à associação com uma nova perspectiva para os fundamentos da matemática pondo suas posições em conflito direto com tendências canônicas tais como o nominalismo, o conceptualismo, o intuicionismo, o realismo, o logicismo e o formalismo para, categoricamente, retirar da matemática pífios fundamentos condicionantes ou restritivos usualmente aceitos.”

Com o parágrafo precedente comecei, em 06/08/2013, exposição que intitulei “Filosofia Extemporânea Promove Antagonismo Sobre Fundamentos Estritos” quando apresentei, novamente, considerações sobre o meu livro PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA (ISBN: 978-85-88925-08-3) no qual trato, de forma compendiada e (inevitavelmente) arbitrária, da evolução histórica e lógica da matemática agregada a particulares posições filosóficas para, em paralelo, perspectivar a minha posição “extemporânea sobre a matemática” (essencialmente contrária a quaisquer fundamentos delimitadores e, por si mesmos, débeis ou restritivos).

Durante a exposição apresento uma visão geral da obra em referência sem, contudo, especificar detalhes técnicos da “lógica” subjacente com a qual conduzo os temas tratados. Apenas considero os pressupostos necessários para se atingir o correspondente propósito da obra apresentando observações gerais sobre os quatro capítulos que constituem o livro composto de quatrocentas e oitenta e nove páginas. Fiz observar, também, que a obra foi totalmente financiada com meus próprios recursos e que quase a totalidade dos exemplares publicados foram doados para Instituições que se interessam ou trabalham com os temas tratados. Sempre lembro que semelhante posicionamento assumido vem cumprir parte de minha contrapartida com a Sociedade enquanto Professor e Pesquisador. O livro é, também, o resultado de estudos e pesquisas que realizei durante quatro anos no campo específico da Filosofia da Ciência, em particular, da Filosofia da matemática.

Observei durante a apresentação que, embora a primeira edição da obra em referência já se encontra esgotada, estou preparando uma segunda obra (um segundo título) e não uma segunda edição da mesma. Neste novo livro amplio possibilidades e trato, efetivamente, da posição “extemporânea, não fundamentalista” que tenho defendido e cujas premissas são encontradas naquela primeira abordagem. Nesta segunda obra complementar componho perspectivas em associações mais estritas com as posições de Boécio e Regiomontano. Assim, o conjunto dos dois livros bem poderá tornar compreensível o entendimento que tenho sobre a “Filosofia Extemporânea” sobre a matemática. Salientei, entretanto, também, que, possivelmente, uma segunda tiragem da primeira edição de PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA poderá ser concretizada caso o próximo livro pretendido não seja publicado nos próximos meses.

Considerando observações gerais sobre os capítulos: Evolução Histórica da Matemática, História Compendiada sobre a Lógica Matemática, Concepções Filosóficas sobre a Matemática, bem como, Pensadores sobre a Matemática, que compõem a obra, discorro sobre o pretendido na primeira edição de PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA. Saliento, contudo, categoricamente, que tais capítulos não seguem o padrão usual de livros de semelhante natureza, pois os assuntos envolvidos em cada capítulo não são conduzidos de forma a manter uma relação de consequência entre os mesmos e não são mais que premissas necessárias (tomadas conjuntivamente) para inferir o propósito da obra que é chegar (não explicitamente) à concepção de uma “Filosofia Extemporânea”

Termino a apresentação convidando para a leitura de PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA com o objetivo de por em análise muitas das incongruências que, facilmente, à luz da Lógica e da Filosofia, e segundo a exposição conduzida, bem podem ser percebidas quanto à quimera sobre os fundamentos únicos da matemática.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/08/2013

2013/08/09

Diferencial de Mágica Identificação.


Um povo bem se pode distinguir dos demais pela ARTE que é capaz de produzir. Tudo o mais são igualdades disfarçadas.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/08/2013

2013/08/06

Transposição Retrógrada.


No limiar da paciência é que percebemos o quanto podemos deixar de ser inteligentes.
 

Carlos Magno Corrêa Dias
06/08/2013

2013/08/02

Conspurcação dos Propósitos pelo Benefício Inerente.


Não há justiça quando a Lei não consegue perceber aqueles que a escreveram.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/08/2013