2013/03/28

Relações entre Responsabilidade Social Corporativa e Incentivos Fiscais: Uma Associação Necessária.


No último dia 26/03/2013, foi realizado, nas dependências da FIEP, em Curitiba, o “I Encontro de Temas Relevantes para a Indústria e Sindicatos – Incentivos Fiscais”.

O evento, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), por meio do Núcleo Indústrias e Sindicatos, objetivou apresentar informações ao meio empresarial sobre como destinar parte do Imposto de Renda para Instituições e Projetos Sociais.

Destinado às Indústrias, Sindicatos, Comércio e Serviços (Profissionais da Área de Responsabilidade Social Corporativa e Contábil), durante o encontro foram apresentados cases e palestras tratando de temas tais como: Responsabilidade Social, Leis voltadas aos Incentivos Fiscais, Operacionalização das Leis dos Incentivos Fiscais, Responsabilidade Social Corporativa, Investimento Social Privado e como é possível para as empresas contribuir para ações sociais, mostrando, em conseqüências, as inúmeras vantagens das correspondentes doações.

Por entender que a Responsabilidade Social Corporativa constitui importante “ferramenta” de gestão e fonte de vantagem competitiva para quaisquer organizações devendo ser, portanto, fortemente cobrada nas gestões empresariais; é que fui motivado a participar do evento em referência.

Nos dias atuais, os negócios se obrigam estar associados, necessariamente, à qualidade da gestão empresarial em responder prontamente às mudanças de expectativas dos clientes e de seus comportamentos para a aquisição de produtos que estejam relacionados à melhoria da Sociedade e que causem menores impactos no Meio Ambiente. Essa realidade condicionante tem mostrado ao meio de produção não ser mais possível se manter distanciado do tripé da sustentabilidade: economia, sociedade e ambiente.

Não há como pensar, hodiernamente, empresas que não assumam um papel mais amplo perante a Sociedade que não seja somente o de maximização de lucro, criação de riqueza e obediência às leis vigentes. A Responsabilidade Social Corporativa é condição irreversível. A despeito de quaisquer outras considerações, é patente que sempre se deva investir mais em processos de gestão de forma a apresentar diferenciais competitivos. E neste sentido, a Responsabilidade Social Corporativa constitui excelente estratégia a ser somada para manter ou aumentar a correspondente rentabilidade e o desenvolvimento.

Contudo, é necessário ampliar a conscientização sobre a Responsabilidade Social Corporativa e fomentar o acesso aos Incentivos Fiscais associados. Neste sentido, em particular, o “I Encontro de Temas Relevantes para a Indústria e Sindicatos – Incentivos Fiscais” atendeu as expectativas ao promover a sensibilização de empresas sobre a importância (e necessidade) em se destinar parte do imposto devido para ações sociais e projetos sociais, mostrando os possíveis caminhos. Que essa prática se amplie continuamente.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/03/2013

2013/03/22

Miséria Individual de Coletiva Desventura.


Alguns não permitem que sua miséria interfira na coletividade da qual fazem parte. Mas há aqueles que são coletivamente miseráveis.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/03/2013

2013/03/16

Inevitável Consumado.


E, mais uma vez, a previsão se consumou em erro anunciado. De tão óbvio chegou a surpreender. O dia 15/03/2013 teve seu término e, como suposto, lá no seu início, como se verificou, seguidamente, em anos passados, em determinados mundos possíveis, uma única palavra foi mencionada sobre a NECESSÁRIA APROPRIAÇÃO. Muito simplesmente, então, é possível compreender porque em todos os rankings a Educação no Brasil fica nas últimas posições. Lamentável. Triste. Mas, também, suficiente, embora não necessário. Contudo, mesmo subjugada (esquecida), a despeito da estranheza que incomoda, não poderia deixar de render minha homenagem à primeira Instituição social a que pertencemos (depois da família) e que constitui FONTE de Conhecimento e Educação, a esta casa de saberes fundamental para as civilizações, ou seja, à ESCOLA. Que o próximo dia 15 de março, DIA DA ESCOLA, possa ser lembrado para revisões de posições.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/03/2013

2013/03/14

Doações de Necessárias Consequências.


Cumprindo minhas prerrogativas enquanto Professor e atendendo parte do propósito de sempre disseminar o conhecimento, doei à Biblioteca do Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 13/03/2013, exemplares de meus livros intitulados “Lógica Matemática: Introdução ao Cálculo Proposicional” (ISBN: 978-85-88925-15-1) e “Silogística: Introdução à Lógica Categórica” (ISBN: 85-900661-9-3).

Que as obras continuem a auxiliar, o tanto quanto possível, todos os leitores que prestigiam o correspondente trabalho com o acesso e o estudo dos conteúdos apresentados segundo a particular forma de exposição e desenvolvimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/03/2013

2013/03/11

Bicentenário de Wagner e Verdi São Lembrados em Grande Estilo.


No último domingo, dia 10/03/2013, tive a grata satisfação de participar da apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, do Teatro Guaíra, quando foi aberta, oficialmente e em grande estilo, a Temporada 2013 da OSP.

Objetivando comemorar os bicentenários de Wilhelm Richard Wagner (1813-1883) e Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (1813-1901), neste primeiro espetáculo foram executados o "Prelúdio e Morte de Amor de Tristão e Isolda" de Wagner e a "Abertura de Vésperas Sicilianas" (Vespri siciliani) de Verdi, obras preciosas da música mundial.

O Concerto iniciou com a obra de Verdi a qual estreou em Paris em 13 de junho de 1885, composta originalmente em francês; contudo, executada, na maioria das vezes, segundo a tradução italiana. Encerrando a apresentação a obra de Wagner (considerada um marco na história da música) fechou com chave de ouro o evento numa apresentação belíssima e como sempre impecável da OSP. Bravi.

Entre a execução das obras de Verdi e Wagner foram apresentados, também,
o Concerto “Notturno” para violino e orquestra de cordas de Henryk Mikolaj Górecki (1933-2010) e a peça “Partita” para violino e orquestra com piano “obligato” de Witold Lutoslawski ( 1913-1994).

Carlos Magno Corrêa Dias
11/03/2013

2013/03/10

Ignóbeis Negociações Apócrifas.

        
Muitos vendem a dignidade para sobreviver. Outros trocam a dignidade por benefícios que não conseguem obter. Mas, certamente, existem aqueles que não têm dignidade alguma para negociar.

Carlos Magno Correa Dias
10/03/2013

2013/03/07

Contrapartida Subliminar.

  
Os direitos e deveres de um cidadão deveriam manter uma simbiose que objetivasse o bem da sociedade.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/03/2013

2013/03/02

Artigos sobre Lógica Formal Disponibilizados no RIUT.


É com grata satisfação que informo a disponibilização no Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT) de Artigos sobre Lógica Formal (Lógica Matemática e Lógica Digital) de minha autoria publicados na Revista Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em anos passados.

Tornar disponível à comunidade estes meus trabalhos vem cumprir parte do lema “O Conhecimento é da Humanidade e é para a Humanidade” que defendo e proclamo.

Convido todos a acessar e ler, então, os seguintes Artigos:

A matemática e suas concepções considerações basilares sobre os fundamentos da matemática
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/421/1/REV.%20ACAD._Dias%2c%20Carlos%20Magno%20Corr%c3%aaa_1992.pdf

Álgebra booleana e lógica digital uma aplicação da lógica matemática
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/424/1/REV.%20ACAD._Dias%2c%20Carlos%20Magno%20Corr%c3%aaa_1994.pdf

As leis lógicas do pensar coerente
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/420/1/REV.%20ACAD._Dias%2c%20Carlos%20Magno%20Corr%c3%aaa_1991.pdf

Escorço Histórico da Lógica Matemática
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/423/1/REV.%20ACAD._Dias%2c%20Carlos%20Magno%20Corr%c3%aaa_1994.pdf

Lógica matemática: uma introdução ao cálculo proposicional
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/419/1/REV.%20ACAD._Dias%2c%20Carlos%20Magno%20Corr%c3%aaa_1991.pdf

Silogística uma introdução à lógica dos enunciados categóricos
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/425/1/REV.%20ACAD._Dias%2c%20Carlos%20Magno%20Corr%c3%aaa_1995.pdf

Teoria da argumentação e análise inferencial em lógica matemática
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/422/1/REV.%20ACAD._Dias%2c%20Carlos%20Magno%20Corr%c3%aaa_1993.pdf

Carlos Magno Corrêa Dias
02/03/2013

2013/03/01

ODM para Além de 2015.


Em setembro de 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), avaliando os maiores problemas mundiais, definiu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de objetivos a serem alcançados até 2015 mediante o desenvolvimento de ações específicas de combate à fome e à pobreza associadas à implementação de políticas de educação, saúde, saneamento, habitação, meio ambiente, bem como, de promoção da igualdade de gênero.

Alinhado com os ODM, no Brasil, em 2004, foi criado o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Deste Movimento Nacional resultou, também, a Campanha Nós Podemos, sendo que em tal campanha foram pensados oito ícones que passaram a representar os ODM (Oito Jeitos de Mudar o Mundo). Espalhados pelo mundo, os Oito Jeitos de Mudar o Mundo foram adotados por outros países e pela própria ONU.

No Paraná, desde 2006, temos o MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ o qual foi encampado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/PR). Importante movimento integrador, o NÓS PODEMOS PARANÁ tem por principal objetivo o alcance dos ODM.

O NÓS PODEMOS PARANÁ segue com sua missão para tornar o nosso Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, possibilitar ao povo paranaense ser líder de seu destino e garantir a consolidação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.

Na proximidade de se atingir o ano de 2015 os esforços mundiais continuam sendo empreendidos para alcançar os ODM e, continuamente, a exemplo do NÓS PODEMOS PARANÁ, inúmeras ações estão sendo desenvolvidas. Contudo, as ações para um mundo melhor, com qualidade de vida para as pessoas e com desenvolvimento sustentável deverão ser perseguidas, seguidamente, mesmo depois de 2015. Neste sentido, não há outra opção.

Assim sendo, a ONU continua trabalhando com seus parceiros para atingirmos um “MUNDO MELHOR”. Dentre os procedimentos para a continuidade dos correspondentes trabalhos em desenvolvimento o mundo passa a pensar uma nova Agenda Global de Desenvolvimento pós-2015.

A Agenda Global pós-2015 será construída a partir de Consultas Públicas (abertas e inclusivas) que envolverão pessoas dos distintos segmentos das várias sociedades e que terão a oportunidade de expressar seus posicionamentos sobre o “MUNDO MELHOR” que almejamos e necessitamos.

No Paraná, em Curitiba, na FIEP, em 21/02/2013, tive a grata satisfação de participar, efetivamente, dos trabalhos de construção da correspondente Agenda de Desenvolvimento pós-2015 quando apresentei minhas contribuições e avaliamos outras várias proposições.

No encontro, organizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, em parceria com a ONU, como parte da Consulta Pública em desenvolvimento, definimos que EDUCAÇÃO, SAÚDE e COMBATE À CORRUPÇÃO deverão ser os objetivos a integrar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) pós-2015.

Os três temas que escolhemos, após intenso e compartilhado trabalho, serão considerados para a composição do Relatório da ONU para a definição da Agenda Global de Desenvolvimento pós-2015.

Continuemos, entretanto, envidando nossos esforços no sentido de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e perspectivemos outros objetivos mesmo alcançando as metas fixadas até 2015, pois “Eu posso, Você pode, Nós Podemos Paraná”. Vamos construir um “MUNDO MELHOR”.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/03/2013