2012/10/29
O LIVRO Chama o Intelecto Transformando Mentes.
Em 29 de outubro de 1810 foi transferida para o Brasil a Real Biblioteca Portuguesa quando, também, é fundada a Biblioteca Nacional, ou Biblioteca Nacional do Brasil, ou, também, chamada Fundação Biblioteca Nacional.
Pela Lei 5191, de 18 de dezembro de 1966, ficou instituída no Brasil a data de 29 de outubro como sendo o DIA NACIONAL DO LIVRO, prestando assim homenagem ao LIVRO e à nossa fantástica Depositária do Patrimônio Bibliográfico e Documental do Brasil, na qual tenho a honra de possuir diversos LIVROS de minha autoria depositados e resguardados.
Que o LIVRO, enquanto repositório do intelecto humano, continue, com sua força e transcendência, a disseminar o conhecimento entre os homens e a transformar mentes.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-Pr, 29/10/2012
2012/10/26
SNCT Fez História e Abre Convite para o Futuro.
O mundo é constantemente transformado mediante as alterações causadas pelas intervenções do homem. Mas as interferências do homem no mundo real são balizadas pelas Ciências e pelas Tecnologias. Embora seja notória a afirmação em pauta, em alguns mundos possíveis, por mais estranho que possa parecer, ainda existem sérias dificuldades no reconhecimento da necessidade aventada.
No Brasil, entretanto, como um todo, estamos cada vez mais alinhados com a Ciência e a Tecnologia. Exemplos significativos desta realidade foram mostrados na semana de 15 a 21 de outubro de 2012, quando realizamos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2012 a qual objetivou, como nas edições anteriores, promover e estimular fortemente atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Promovida e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, teve como tema principal a “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, assuntos tratados, também, recentemente na importante Conferência Rio +20.
Colocar na agenda a SNCT passou a ser procedimento normal em todo lugar onde se pensa o desenvolvimento da Nação e a melhoria de vida das pessoas a partir da Ciência e da Tecnologia. Assim sendo, já foi apresentado o convite para se iniciar o processo de preparação da futura SNCT. Vamos manter está história cada vez mais presente incentivando a participação e garantindo o comprometimento cada vez mais intenso dos envolvidos em torno da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Que o entendimento aqui considerado possa ser comungado por todos.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 26/10/2012
2012/10/17
Alertemos Nossas Consciências em Defesa de um Direito Básico das PESSOAS.
Em 22 de dezembro de 1922, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza a ser observado no dia 17 de outubro de cada ano.
No mundo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome. No Brasil, são mais de 16,2 milhões de pessoas que vivem na extrema pobreza e passam fome diariamente.
Precisamos, Eu, Você, Nós, contribuir efetivamente para diminuir estas assustadoras estatísticas. Não podemos nos manter indiferentes à terrível constatação que PESSOAS passam o dia sem ter o que comer, que PESSOAS dormem com fome todos os dias, que PESSOAS não se alimentam de forma adequada, que PESSOAS sequer possuem uma alimentação suficiente para suprir suas necessidades básicas.
Que o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza permita arregimentar mais e mais PESSOAS que assumam o compromisso de lutar no combate à extrema pobreza em nosso País, em nosso Estado. Vamos mobilizar esforços no combate à fome. Eu posso, Você pode, Nós Podemos trabalhar para atingirmos o Objetivo 1 dos ODM.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 17/10/2012
2012/10/11
Contínuas Possibilidades é Transformada em PI.
Objetivando manter o confronto inevitável entre a efemeridade da criação e a conjunção irrestrita dos sentimentos mediante a apresentação de sequências críticas em palavras, escrevi e editei em 2011 a obra Contínuas Possibilidades.
É com grata satisfação que torno público que, em conformidade com a Lei 9610/98, Lei dos Direitos Autorais do Brasil, recebi dias atrás o correspondente Registro de Propriedade Intelectual (RPI) de mais esta obra de minha autoria. A correspondente Propriedade Intelectual (PI) passa a vigorar a partir de 6 de setembro de 2012.
Em Contínuas Possibilidades é perspectivado, mais nas entrelinhas que na explicita exposição, avançar no caminho que leva às relações precípuas entre as ideações particulares e os acontecimentos gerais que condicionam a normalidade do cotidiano usual que, embora insensato ou assustador, é determinante.
Transcendendo o mundo material, o livro está centrado na possibilidade ilimitada de exteriorizar e potencializar sentimentos ao recorrer incondicionalmente à utilização da palavra para propor a singular simbiose entre a reflexão do autor e a imaginação do leitor. Que a obra atenda ao pretendido.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 11/10/2012
2012/10/06
Entre a Verdade e a Legitimidade.
No dia 07 de outubro de 2012, como cidadãos, vamos negar a sentença:
“Le Brésil n’est pas un pays sérieux”
(“O Brasil não é um país sério”)
e tornar verdadeira, ao nosso favor, a sentença:
“Toute nation a le gouvernement qu'elle mérite”
("Cada povo tem o governo que merece").
Assim procedendo iremos garantir a legitimidade de um Brasil melhor.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 06/10/2012
Disseminando o OTUBRO ROSA.
OUTUBRO ROSA é uma campanha mundial destinada à promoção e realização de ações de conscientização e de prevenção ao câncer de mama e que ocorre anualmente em outubro.
A campanha propõe sejam promovidos eventos informativos e de divulgação que objetivem dar a necessária orientação às mulheres sobre como buscar auxílio e realizar os exames preventivos oferecidos relacionados com a referida doença.
Mundialmente a luta contra o câncer de mama é simbolizada por um laço cor de rosa. Assim, é sugerido colorir o mundo de ROSA para chamar a atenção sobre o câncer de mama que mata mais de 12 mil mulheres brasileiras das 50 mil que descobrem possuir a doença anualmente. No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer.
Vamos ajudar a proteger as pessoas divulgando cada vez mais o OUTUBRO ROSA, pois o diagnóstico precoce permite a cura de até 90% dos casos de câncer de mama. Participe, repasse adiante esta ideia. Divulgar a importância do autoexame e da realização da mamografia é fundamental.
No Paraná, as ações da Campanha Mundial de Mobilização contra o Câncer de Mama - OUTUBRO ROSA são coordenadas pelo Instituto HUMSOL (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social).
O “Movimento Nós Podemos Paraná” está mobilizando, também, ações para o Outubro Rosa durante todo o mês de outubro, incentivando fortemente as comunidades e núcleos de trabalho pelos Objetivos do Milênio (ODM) do Estado a realizar ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Eu posso disseminar o OUTUBRO ROSA. Você pode disseminar o OUTUBRO ROSA. O Paraná pode disseminar o OUTUBRO ROSA. Nós podemos colorir o mundo de rosa para salvar vidas. Participe deste processo.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 06/10/2012
2012/10/04
A Tríade Franciscana Que Solicita PAZ e BEM.
Com o TAU Franciscano atado ao fio condutor dos três nós da fidedignidade que se associam aos princípios de Assis (escutar o valor maior, ter a coragem da partilha, garantir a pureza de coração), saudemo-nos uns aos outros no dia 04 de outubro, DIA de FRANCISCO DE ASSIS (1181-1226), com muita PAZ e BEM para todos.
Embora o TAU possua não poucos e distintos significados, enquanto a mais antiga grafia em forma de cruz, em Francisco de Assis, a convergência das duas linhas que o formam representam o Divino e o Humano. Na verticalidade e na horizontalidade do símbolo o TAU Franciscano (a Cruz Franciscana) é reconhecido o encontro entre o céu e a terra.
O TAU adotado por Francisco de Assis, cujo nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardone, passou a ser o símbolo da Ordem dos Frades Menores a partir 1215.
A Ordem dos Frades Menores (Ordo Fratrum Minorum), também conhecida como Ordem de São Francisco ou Ordem Franciscana, é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis.
O TAU Franciscano marca o sinal da luz, da vida e da sabedoria para garantir a verdade, a harmonia e a paz. No TAU de Francisco tem-se a materialização de uma intuição que batalha incansavelmente pela PAZ. É a encarnação da simplicidade voltada para discernir o verdadeiro e o falso. É símbolo de unidade e reconciliação.
O fio condutor (ou o cordão franciscano) representa o caminho do Evangelho e sinaliza o elo que une a forma de nossa vida.
Todavia, são nos três nós do cordão franciscano que encontramos a síntese da Boa Nova formada pelos três conselhos evangélicos: Obediência, Pobreza e Castidade.
Todavia, há de se observar que os três votos de Francisco de Assis, simbolizados nos três nós do cordão condutor não devem ser tomados no sentido etimológico estrito dos correspondentes vocábulos que os enunciam, mas segundo os princípios franciscanos que os mesmos representam.
Assim sendo, ser casto é cuidar da beleza do seu coração e de seus afetos. A castidade envolve a pureza de coração, a transparência. Revelar o melhor de si, ser verdadeiro eis a função da castidade defendida.
Viver a pobreza é, por sua vez, ter condições de viver na gratuidade da convivência. Assim, não se faz, necessariamente, referência a valor econômico de quem não tem. O pobre franciscano é o corajoso que pode partilhar, que tem a sabedoria para tudo por em comum.
Mais que a pobreza exterior, física, Francisco enfatizava a pobreza interior, entendida como o despojamento de toda pretensão a aquisições. Centrando na simplicidade e no rigor da disciplina o orgulho e o individualismos deveriam ser eliminados, pois que estes são formas que pretendem domínio sobre os outros. Assumir pobreza neste mundo terreno para ser investido de riquezas no além vida.
Obediência não é subserviência servil. É o acolhimento para perceber o maior e o melhor. O obediente é fiel a seus princípios e deles não abre mão.
A obediência como voto não é uma disciplina de ascetismo em si, mas deve ser entendida como fonte de verdadeira graça e alegria. Obediência para se atingir a paz interior. Obediência para a liberdade de se poder pensar limpidamente e atingir espiritualidade.
Que tenhamos todos, como Francisco de Assis, a possibilidade de uma visão positiva da natureza e do homem. Que compreendamos a bondade e a maravilha da Criação. Que consigamos interiorizar os ensinamentos do patrono dos animais e do meio ambiente apreciando incondicionalmente a natureza.
Que tenhamos ou compreedamos a sinceridade, a simplicidade e as qualidades existentes no entorno da fraternidade e da caridade.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 04/10/2012
2012/10/01
Estranha Constatação.
O número de pessoas no mundo com 60 (sessenta) anos ou mais de idade deverá duplicar até 2050, somando um total de mais de dois bilhões. Existe um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento muito pouco conhecido.
É sabido que em nosso país, em particular, a maioria da população idosa não tem boa saúde física e mental. Na maioria das vezes, nossos idosos não são integrados à Sociedade. Frequentemente se constata que abusos, violências, negligências ou maus tratos são cometidos contra os nossos idosos. Discriminações e agressões são praticadas diariamente contra os mais velhos. Muitos são abandonados. Outros são aprisionados em Clínicas ou jogados em Asilos para morrer. A maioria é esquecida.
Contudo, parece que estamos esquecendo que os idosos de hoje foram (como nós) os jovens de ontem.
Mas, precisamos pensar uma Sociedade para todas as idades.
Assim, saldando o dia primeiro de outubro, o Dia Internacional do Idoso, vamos refletir sobre o envelhecimento do mundo, pensando como não excluir e discriminar os idosos aos quais devemos o presente e aqueles que (se tivermos sorte) seremos no futuro.
Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 01/10/2012
Assinar:
Postagens (Atom)